O que um bom Chief Digital Officer deveria fazer.

A transformação digital não é um produto de prateleira ou vendido em uma nuvem. É uma iniciativa baseada em casos de uso que fornece benefícios comerciais tangíveis. Dados, análises e nuvem são alguns dos elementos básicos.

A função de diretor digital (CDO) na transformação digital ainda é relativamente nova no setor. Os analistas relatam que aproximadamente 80% dos CDOs existentes são os primeiros a desempenhar esse papel em sua empresa, e 65% dos CDOs cumprem em três anos ou menos.

Dessa forma, qual é o plano de carreira para o cargo de CDO e quais são as habilidades necessárias? Passei muito tempo trabalhando com CDOs como um parceiro confiável em várias iniciativas de transformação digital e cheguei a conclusões interessantes sobre como eles constroem uma estrategia de transformação digital bem-sucedida.


Habilidades dos líderes digitais de sucesso:

Obcecado pelo cliente: O CDO é um parceiro comercial do C-suite e deve demonstrar um forte entendimento dos negócios principais da empresa e de como os clientes compram os produtos ou serviços da empresa. Na maioria dos casos, o CDO tem responsabilidade direta sobre as equipes técnicas e de produtos. Promover a mudança com os clientes em mente é a chave para o sucesso de um CDO.

Ouvir e comunicar: O CDO é responsável por conduzir mudanças externas e internas, e isso afeta as pessoas e os processos, além da seleção e uso da tecnologia. A mudança interna costuma ser difícil, e as principais qualidades incluem ser um bom ouvinte e a capacidade de separar o que é necessário das agendas pessoais. Bons CDOs sempre podem avaliar, priorizar e comunicar o valor comercial e as vantagens de novas soluções. Eles também comunicam o que é necessário para cumprir os compromissos e sabem quanto tempo levará.

Construindo a arte do possível: Um bom CDO leva as equipes à “arte do possível”. Pensar imediatamente, ser criativo, pensar em design e ter uma mentalidade centrada no usuário são alguns dos principais atributos para criar algo que não existia antes. Um bom CDO também se sente à vontade para correr riscos e levar as equipes a explorar o desconhecido.

Conduzir uma cultura de mudança e contratar equipes dos sonhos: Um CDO experiente sabe a importância de uma equipe inteligente e qualificada. As melhores pessoas têm um preço e às vezes têm uma atitude, mas tudo isso vale a pena para formar uma equipe que possa pensar fora da caixa e que seja um aluno ávido. Vale a pena ter uma mistura de pessoas experientes e experimentais.

Trabalhando em equipe: A transformação digital é difícil, portanto, os CDOs de sucesso trabalham em conjunto com suas equipes e participam de reuniões de scrum e chamadas de espera diárias. Eles entram em detalhes e compreendem o design da solução e a interface do usuário e estão focados na adoção da solução. Um CDO experiente também tem relações com fornecedores e colegas do setor. Eles são alunos ávidos e naturalmente bons em networking.

Assumir a responsabilidade e estabelecer critérios de sucesso: Bons CDOs não chegam a uma conclusão; eles entendem a declaração do problema, avaliam várias opções e mapeiam cuidadosamente sua estratégia e plano de execução. Eles sabem que ocorrerão problemas, que as iniciativas de transformação digital estão cheias de incógnitas e que todas as respostas não estarão disponíveis. Eles aprendem com os erros, os possuem, corrigem os problemas e seguem em frente.

Esse tipo de CDO opera em total transparência com a equipe e sempre ganha confiança. Fique de olho no futuro Adote novas tecnologias (dados, análises, nuvem, IA, ML, etc.). Não procure atalhos, mas invista tempo em entender e aproveitar o poder das novas tecnologias. A verdadeira escala e transformação só vêm sendo ousados e assumindo riscos.

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